Avaliação do Risco da Integração de Veículos Elétricos na Adequação da Reserva Operacional

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Date
2012
Authors
João Peças Lopes
Leonardo Bremermann
Leonel Magalhães Carvalho
Mauro Rosa
Manuel Matos
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Abstract
Este documento apresenta uma ferramenta para análise de risco e definição dos níveis da reserva de cobertura e da reserva operacional do sistema elétrico de Portugal Continental, considerando a presença de veículos elétricos (VEs) num cenário de grande utilização de potência renovável. A ferramenta baseia-se em simulação de Monte Carlo cronológico. Ao adotar-se uma representação cronológica para os estados do sistema é possível modelizar as dependências temporais de uma forma simples e expedita. A avaliação permite inferir sobre a existência de recursos primários suficientes, como por exemplo a água e/ou o vento, no sistema de geração para garantir que, tanto a reserva de cobertura como a operacional, estão dimensionadas de forma apropriada. Para incluir o comportamento dos VEs na avaliação da adequação do sistema de geração foram desenvolvidos modelos para representar não só a mobilidade dos VEs mas também as estratégias de carregamento das baterias. Pretende-se com este estudo avaliar o impacto que a integração de um elevado número de VEs nos sistemas de energia pode causar na avaliação da adequação da reserva operacional. Este documento encontra-se organizado em três secções. Na secção 1, são apresentadas todas as características e fundamentos teóricos da ferramenta desenvolvida. Na secção 2 são apresentados os resultados da avaliação de risco. A secção 3 apresenta as conclusões finais.
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