Excesso de Incentivos à Inovação na Presença de Consumidores Sofisticados. Um Modelo de Progresso Tecnológico Endógeno com Capital Humano
Excesso de Incentivos à Inovação na Presença de Consumidores Sofisticados. Um Modelo de Progresso Tecnológico Endógeno com Capital Humano
No Thumbnail Available
Date
2007
Authors
Aurora Teixeira
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
Neste artigo é desenvolvido um modelo de crescimento baseado no progresso tecnológico endógeno, em
que o crescimento econômico é induzido por melhorias contínuas na qualidade de cada produto diferenciado.
A inovação, ?motor? do crescimento, tem como ?combustível? essencial o capital humano. Partindo
dos modelos de base de Grossman e Helpman (1991a, 1991b), mas considerando, diferentemente, um
índice de consumo constituído por bens diferenciados e um bem homogêneo, o modelo proposto destaca
a influência determinante da procura no crescimento econômico, aspecto negligenciado pela literatura
do crescimento endógeno. Do esforço de modelização decorre que consumidores pouco sofisticados, com
reduzida preferência por produtos diferenciados em termos de qualidade, geram, seguramente, incentivos
insuficientes para a investigação, enquanto que consumidores mais sofisticados podem gerar excesso de
incentivos. Assim, se a quota dos produtos diferenciados na procura estiver positivamente correlacionada
com o nível de desenvolvimento do país, então países menos desenvolvidos tendem a apresentar taxas de
inovação relativamente reduzidas, ao contrário de países mais desenvolvidos, em que essas taxas podem
até ser (socialmente) demasiado elevadas.