Avaliação da eficiência técnica dos Cursos de Administração no Brasil.
Avaliação da eficiência técnica dos Cursos de Administração no Brasil.
Date
2017
Authors
Soliman,M
Siluk,JCM
Alvaro Luiz Júnior
Casado,FL
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
<jats:p>Este trabalho teve por objetivo avaliar a eficiência técnica dos cursos de Administração no Brasil, por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA), uma técnica não paramétrica introduzida por Charnes, Cooper e Rhodes (1978). Foram utilizados como variáveis do modelo os oito indicadores que compõem o Conceito Preliminar de Cursos (CPC). A amostra foi composta de 1229 cursos de Administração, com base nos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2009. Como resultado, constatou-se que apenas 1,2% destes cursos podem ser considerados eficientes. Após esta aferição, uma etapa de recomendações foi realizada a fim de propor algumas metas reparatórias aos cursos ineficientes, trazendo-se assim à tona a possibilidade de alcançarem melhores resultados, dados os insumos já disponíveis pelos cursos de Administração.</jats:p>